A FÓRMULA: A fórmula divina para a abertura e manutenção de uma autêntica Igreja Evangélica tem como sólida base os seguintes pilares:
1. A doutrina dos Apóstolos contida nas Sagradas Escrituras
2. Uma Liderança firme trabalhando em unidade com os membros e congregados
3. A soberana e poderosa mão de Deus conduzindo todo o processo.
O HINO OFICIAL: Nº 188 do Cantor Cristão (O Evangelho).
O LEMA: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua Justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” e “eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 6:33 e 28:20b).
A BASE BÍBLICA:
1º ATO: ONDE, QUANDO E COMO TUDO COMEÇOU
No início do ano 1995, Fortaleza era uma cidade calma e ordeira, bem diferente do que vivenciamos hoje. O evangelho não era popular como nos dias atuais e os crentes, ainda carregando a alcunha de protestantes, tinham sua fé firmada exclusivamente na “Sã Doutrina do Evangelho”, base da mensagem trazida ao nordeste, em grande parte, por missionários. Por serem protestantes, os evangélicos eram perseguidos e discriminados e por isso, a abertura de igrejas era um processo muito trabalhoso, longo e desgastante, devido à grande oposição. Por quê? Qual o motivo? As Sagradas Escrituras sempre expõem a difícil situação espiritual do homem pecador, apontando o caminho do arrependimento, renúncia e entrega de vida ao Senhor Jesus Cristo. E que “atrativo” isso representa? Bens materiais, dinheiro, saúde? Em primeiro lugar, não! É lógico que Ele pode conceder tais benefícios a qualquer um, mas o seu maior desejo é que “todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade!” Assim, o autêntico evangelho, à primeira vista, não chegava a ser tão interessante para muitos, como acontece ainda hoje. Mas, nem por isso os missionários mudaram o teor da mensagem bíblica, pois a ordem atemporal dada por Jesus foi e continua sendo: “Pregar o evangelho a toda criatura, buscando, em primeiro lugar, o Reino de Deus”.
Foi, então, dessa forma que, no início do ano de 1995, o Pastor: José Teixeira de Castro chegou à grande cidade, procedente da iniciaram seu pioneiro trabalho em Fortaleza entrando pela Rua: Uniflor nº310, Bom Jardim àquela época localizada na periferia da cidade e bem diferente dessa modernidade que é hoje. Transitando com certa dificuldade, resolveram mudar para a Rua : Coronel João Correia nº836 Bom Jardim. para as primeiras visitas e escolha de um local onde pudessem realizar um culto à noite. Na Rua Coronel João Correia. ela conheceram o Pastor Teixeira, uma senhor crente cuja residência está localizada na Rua: Coronel João Correia 648 bom Jardim trecho Próximo ao Ministério começou a convidar todos os moradores da vizinhança para participarem daquela primeira reunião. Entretanto, ao chegarem à noite com os instrumentos e equipamentos para o culto programado, foi uma benção pois o Senhor operou poderosamente Mesmo assim, Lembraram-se que a promessa de Deus Estava Se cobrindo.,
,
2º ATO: O INÍCIO DOS TRABALHOS NA CORONL JOÃO CORREIA, O PRIMEIRO PASTOR E AS PRIMEIRAS LIDERANÇAS
No mês de FEVEREIRO de 1995, convictos de que o bairro Bom Jardim precisava mesmo de uma igreja evangélica, passaram a se reunir em frente à igreja bem próximo ao local em que estamos hoje. Sempre que chegavam em uma Kombi, muitas pessoas se aproximavam para as reuniões, sendo a maioria crianças. Aqueles cultos eram uma grande novidade e passaram a ser aguardados com muita expectativa! A semente do evangelho começava a germinar com mais vigor no coração das pessoas.
Após alguns meses, localizada neste local em que hoje estamos inaugurando o novo templo da Igreja. A residência foi adaptada para as reuniões da congregação já formada por alguns irmãos. E foi assim que no dia 10/01/1995 foi fundada oficialmente a Igreja Pentecostal Vitoriosa de Cristo,
.